Análise Preliminar de Risco (APR)

Por Silvana Santos 14/10/2024

O que é uma APR?

É uma técnica de investigação que elabora previamente o levantamento dos riscos, suas causas e consequências do local de trabalho com objetivo de evitar e prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

As APRs devem obedecer às Normas Regulamentadoras (NRs), principalmente as atividades obrigatórias como, por exemplo, Trabalhos em Altura (NR- 35), Espaço Confinado (NR - 33), Construção Civil (NR - 18) e atividades industriais.

Como deve ser feito:


1. Observar o ambiente, máquinas, equipamentos e cada atividade desenvolvido no local de trabalho, ou seja, reunir todos os dados que indiquem todos os possíveis riscos;


2. Elaborar a análise preliminar de riscos observando todos os pontos coletados anteriormente;


3. Descrever e anotar todos os resultados encontrados;

4. Propor as medidas corretivas e preventivas que serão implementadas e/ou melhoradas na empresa;


5. Elaboração completa do APR em forma de documento, pois faz parte da construção do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) descrito na NR - 1 que aborda sobre os riscos ocupacionais encontrados no ambiente de trabalho.

Tome Nota!


Cada atividade deve ser analisada separadamente, visto que cada uma apresenta determinado tipo de risco, ou seja, não deve ser elaborado uma APR geral para todas as atividades.

Exemplo: Na construção civil, existe a possibilidade de queda em altura, no momento em que a construção atinge uma determinada altura. Por isso, é necessário observar as atividades que os trabalhadores estejam sujeitos a esse risco. Então, deve ser promovido as medidas preventivas para eliminar esse risco, mas como fazer isso?


* Fornecendo os EPIs necessários como, cinto, capacete, etc.;


* Observar o local para fixar o cinto;


* Guarda-corpo;


* Montar um andaime, entre outros.


Como fazer um APR?

Para realizar a APR é importante saber qual a atividade será realizada e quem a realizará, se o profissional é contratado pela empresa ou terceirizado, o tempo da realização da atividade, ou seja, o início e o término do serviço, também deve ser colocado a probabilidade e severidade do perigo, os riscos e as medidas preventivas e de controle.

1. Qual será a atividade desenvolvida: Ex. pintar uma fachada de um prédio.


2. Perigo da atividade: Ex. altura.


3. O risco: Ex. queda.


4. Qual a probabilidade de acontecer? Ex. provável.


5. Qual a severidade? Ex. moderada.


6. Medidas de controle. Ex. uso de cinto de segurança.


MATERIAL COMPLEMENTAR

Artigos

Livros

Para quem deseja aumentar o conhecimento sobre o APR, este livro aborda sobre como elaborá-lo passo a passo.


Veja aqui!

PRODUTOS EM PROMOÇÃO

Venha conhecer os melhores produtos por um precinho que você pode pagar. Aproveite as promoções e faça suas compras! Desejando outros produtos, entre em contato.


Veja aqui!

"Prefira a palavra de Deus do que um bom plano".

Pr. André Fernandes

Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.


Me segue nas redes sociais para interagir comigo.

Um beijo!


Silvana Santos


POSTS RELACIONADOS

Acidente do Trabalho

Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....

O Surgimento da Psicologia do Trabalho

A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...

Sustentabilidade

O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...

Pontos de Combustibilidade

São pontos ou temperaturas de aquecimento, fundamentais para que o material combustível sólido, líquido ou gasoso entre em combustão...

Silvana Santos

Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.

Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.

Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.

+55-81-998377545

Notícias

Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.

Criado com © systeme.io