Por Silvana Santos 17/01/2024
Você já ouviu falar em combustibilidade?
Segundo Lopes (2007) e Andrade et al., (2016) são pontos ou temperaturas de aquecimento, fundamentais para que o material combustível sólido, líquido ou gasoso entre em combustão, sendo considerado a temperatura de um combustível que proporciona perigo. Segundo os autores podem ser divididos em:
É o que chamamos de lampejo ou flash point, pois na presença de uma chama externa, os gases liberados pelo aquecimento e na presença do oxigênio, se acende e depois se apaga. Sua principal característica é que ao retirarmos a chama, o fogo se apagará, pois, existe uma quantidade insuficiente de calor para produzir gases e manter a transformação em cadeia, ou seja, manter o fogo intenso e contínuo, como mostra a figura abaixo.
Fonte: https://www.alsglobal.com/pt-br/news/artigos/2020/07/ponto-de-fulgor
Baseando-se nesses pontos e temperaturas, a NR 20 classifica o ponto de fulgor em:
· Líquido Combustíveis: onde o ponto de fulgor está entre 70o C e 93,3o C.
· Líquidos Inflamáveis: onde o ponto de fulgor é inferior a 70o C.
Fonte: https://www.alsglobal.com/pt-br/news/artigos/2020/07/ponto-de-fulgor
Sua principal característica é não precisar de calor externo para iniciar a combustão, portanto, independente da fonte de calor gerada pela ação, se sustenta, a menos que haja um resfriamento. Também é chamado de Ponto de combustão espontânea ou Ponto de auto-ignição ou Flashover.
Flashover é quando na fase de queima livre o fogo aquece os combustíveis gradativamente e ao atingirem o ponto de ignição, haverá uma queima imediata e conjunta desses produtos o que poderá provocar uma explosão ambiental, ficando toda área envolvida pelas chamas.
Backdraft é quando o ar não é renovado e na fase de queima em um incêndio, a combustão é incompleta devido à insuficiência do oxigênio para manter o fogo. No entanto, o calor da queima continua e as partículas de carbono não queimadas incendeiam-se bem rápido, logo que o oxigênio for suficiente. Em seguida, esse local explodirá porque todos os elementos combustíveis, incluindo as partículas presentes no ar, entrarão inesperadamente em combustão, e é essa explosão que é chamada de backdraft.
Fonte: https://www.alsglobal.com/pt-br/news/artigos/2020/07/ponto-de-fulgor
A tabela abaixo mostra exemplos de alguns combustíveis com seus respectivos pontos de fulgor, de combustão e de ignição.
Fonte: http://engenhariasafety.blogspot.com/2017/05/prevencao-contra-incendio-conceitos.html
Perceba, na tabela, que o ponto de fulgor do álcool é 12,8ºC, ou seja, nessa temperatura o álcool começa a liberar vapores, porém, como dito anteriormente, não se sustenta, mas se houver outras fontes de calor que reajam com ele, poderá entrar em combustão. Já a temperatura mínima para que ocorra a combustão sem a necessidade de uma fonte de calor externa, o seu ponto de ignição, é de 371ºC, ou seja, o álcool pode entrar em combustão espontaneamente a essa temperatura.
Em temperaturas baixas, o álcool combustível não trabalha dentro do motor, devido os veículos se moverem com a energia da queima dos combustíveis, assim, abaixo dos 13ºC, o álcool se torna ineficaz como combustível, pois perde sua qualidade de combustível (NOVACANA, 2021).
O álcool é conhecido como um produto inflamável devido ao seu ponto de fulgor ser baixo, que consiste em produtos com o ponto de fulgor abaixo de 70°C. Em razão disso, em seu armazenamento deve apresentar a "F" no seu recipiente, acompanhada pelo desenho de uma chama. Dos combustíveis mais utilizados e de fácil acesso, somente a gasolina possui o ponto de fulgor menor que o etanol, apresentando – 42,8ºC, ao passo que o diesel e o biodiesel possuem pontos de, respectivamente, 62°C e 130°C (NOVACANA, 2021).
REFERÊNCIAS
ANDRADE, B. C.; FERRARI, L. K. G.; SILVA, E. G. N. Prevenção de Combate a Incêndio - Curso de Formação de Brigadistas Profissionais. Corpo de bombeiros militar do estado do Espírito Santo, 1ª ed. 2016, 200p.
NOVACANA. Propriedades Físico-Químicas do etanol. Disponível em: https://www.novacana.com/etanol/propriedades-fisico-quimicas#:~:text=Entre%20os%20combust%C3%ADveis%20mais%20comuns,C%20e%20130%20%C2%B0C. Acesso em: 10 nov. 2021.
"O céu não se move por nossas desculpas, o céu se move por nosso posicionamento. Desculpas convencem pessoas, mas não mudam história"
Pr. André Fernandes
Veja também!
Veja também!
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...
Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.
Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com © systeme.io