Por Silvana Santos 23/07/2024
Inicialmente o diagrama Ishikawa era uma ferramenta utilizada nas indústrias para observação da qualidade no processo da produção e do produto final. Mas hoje, essa ferramenta pode ser utilizada para analisar problemas de riscos que ocorrem na empresa, principalmente com fatores que não cumprem com o esperado.
Portanto, esse método colabora em levantar as causas raízes de um problema, onde será analisando todos os fatores que envolvem o evento ocorrido, por isso, são divididos em seis causas principais: matéria-prima, máquina, medida, meio ambiente, mão-de-obra e método (6 Ms). Assim, as chances de esquecer algum detalhe diminui, pois é levado em consideração todas as condições que provocaram a ocorrência do evento adverso.
Devemos usar o diagrama de Ishikawa quando:
Como elaborar o diagrama:
1. Aponte um problema a ser debatido;
2. Identifique as prováveis causas do problema;
3. Desenhar o diagrama e classificar as causas encontradas utilizando os 6 Ms;
4. Para cada causa primária, apontar as sub-causas que a prejudicam, caso necessite;
5. Por meio dos dados existentes, marcar no diagrama as causas que se acredita ter maior ligação com o problema (efeito);
6. Revisar o diagrama e identificar toda a análise;
7. Observar o gráfico para identificar a principal causa do evento, verificando se não existem causas repetidas e se todas têm relação com o problema.
Na figura 1, temos um exemplo do diagrama de Ishikawa com a aplicação dos 6 Ms.
Figura 01: Diagrama Causa-Efeito ou Ishikawa ou Espinha de Peixe
Fonte: https://degrau10.com.br/diagrama-de-causa-efeito-ishikawa/
O Diagrama mostra de forma clara a ligação entre o problema, ou seja, o resultado não esperado (efeito) e os seus variados fatores (causa) que podem ter colaborado para a ocorrência desse resultado.
Consequentemente, a imagem é apresentada como espinha de peixe por apresentar semelhança com um esqueleto de um peixe e considerar as espinhas como as causas do ocorrido que colaborarão para encontrar o seu efeito, ou seja, o resultado não esperado.
Na figura 2, um exemplo do Diagrama de espinha de peixe apresentando um problema de uma peça que se encontra com defeito, preenchido com suas possíveis causas.
Figura 02: Exemplo do Diagrama da Espinha de Peixe
Fonte: https://degrau10.com.br/diagrama-de-causa-efeito-ishikawa/
MATERIAL COMPLEMENTAR
FILME
O filme "Tucker - Um Homem e Seu Sonho" retrata sobre um homem empreendedor que construiu um carro que o considerava ser revolucionário.
A história mostra uma boa realidade sobre a gestão de qualidade empresarial e aborda assuntos relacionados com o empreendedorismo, a liderança, a logística e a cadeia de produção.
ARTIGO
O artigo abaixo tem um exemplo real de como aplicar a ferramenta espinha de peixe na empresa. Sendo uma boa leitura para melhorar o entendimento do processo da qualidade dos produtos e resolução de problemas.
VÍDEO AULA
"Você vê o que ninguém viu, fala o que ninguém falou, você vai viver o que ninguém ainda viveu, porque fomos chamados para fazer história"
Pr. André Fernandes
Veja também!
Veja tabém!
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...
Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.
Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com © systeme.io