Por Silvana Santos 20/08/2024
A combustão pode ser dividida de acordo com:
Reação da Combustão:
A reação da combustão está relacionada com os elementos químicos que estão presentes no ambiente como, o oxigênio e o gás carbônico (DIAS, 2020; LOPES, 2007). Diante disso, podem ser classificadas como:
a. Combustão completa: é aquela em que são produzidos água e gás carbônico e sua queima produz calor e chamas de cor azul e se processa em ambiente rico em comburente ou oxigênio. Exemplo: acender um isqueiro ou chama do fogão.
b. Combustão incompleta: é aquela que produz água, monóxido de carbono e pouca quantidade de gás carbônico e sua queima produz calor e pouca ou nenhuma chama de coloração amarelada e se processa em ambiente pobre em comburente. Exemplo: queima de madeira.
c. Combustão espontânea: é aquela gerada de maneira natural ou espontânea, sem a necessidade de uma fonte de calor externa. Pode ocorrer através do calor interno do material, que aumenta mediante reações químicas que podem ocorrer pela ação de bactérias que fermentam os materiais orgânicos ou pela mistura de substâncias químicas, quando a combinação gera calor e libera gases. Exemplo: pilha de feno, de compostagem e algodão não processados podem sofrer combustão espontânea por causa do calor produzido pela fermentação bacteriana.
Velocidade da Combustão:
A combustão ainda pode ser classificada de acordo com sua velocidade, pois de acordo com o tamanho do material, a velocidade com que ele queima vai variando, ou seja, quanto menor o tamanho do material mais rápido ele vai entrar em combustão, quanto maior o tamanho do material, mais lenta será a queima. Assim, de acordo com Andrade et al., (2016) a velocidade da reação química do material a combustão pode ser:
a. Combustão viva: é quando a transformação química emite luz, calor e acontece a produção de chamas. Exemplo: gasolina em chamas;
b. Combustão lenta: é uma combustão lenta que não desprende luz, chama ou qualquer outra fonte de luz, com temperatura inferior a 500oC. Exemplo: queima de cigarro e charuto, oxidação do ferro.
c. Combustão muito viva: é quando a reação química libera energia com uma elevada velocidade, em torno de 300 m/s, com produção de calor e chama. Exemplo: queima da pólvora química ou negra das munições.
d. Combustão instantânea: é a queima principalmente de gases ou partículas sólidas com velocidade acima de 300 m/s, em locais confinados e atinge de forma imediata, toda a massa do combustível e pode ser chamada de explosão ou detonação.
A velocidade da queima dos materiais vais depender de alguns fatores como:
1. A natureza do material combustível, ou seja, o tipo de material que entrará em combustão, se ele for sólido, líquido ou gasoso, pois dependendo do material ele pode queimar rápido ou devagar. Exemplo: papel, madeira, álcool, etc.
2. Relação superfície ou massa do material combustível, ou seja, quanto maior for a quantidade de matéria ou massa de um material, mais lento será a queima, como por exemplo, um livro fechado ou uma pilha de madeira. Por outro lado, quanto menor for a superfície ou massa do combustível, mais rápido entrará em combustão, como as folhas soltas de um livro, por exemplo.
3. Concentração ou Estagnação do Calor, ou seja, quanto maior a concentração de calor, ou temperatura no ambiente, ou do material combustível, maior será a velocidade da queima.
4. Presença de Substâncias Catalisadoras, ou seja, são elementos que aceleram uma reação sem serem utilizadas no decorrer da transformação química.
5. Ventilação, ou seja, quanto mais ventilado for o ambiente onde ocorre a combustão, mais forte ela será, pois, ocorrerá renovação do ar com a entrada de mais oxigênio, possibilitando a reação em cadeia.
MATERIAL COMPLEMENTAR
"Do the Math - The Movie"
O filme "Faça as Contas" retrata sobre as mudanças climáticas relacionando-o com a queima de combustíveis fósseis.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, B. C.; FERRARI, L. K. G.; SILVA, E. G. N. Prevenção de Combate a Incêndio - Curso de Formação de Brigadistas Profissionais. Corpo de bombeiros militar do estado do Espírito Santo, 1ª ed. 2016, 200p.
A fé é antecipação, ela cria o que ainda não existe!
Pr. André Fernandes
Veja também!
Veja também!
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...
Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.
Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com © systeme.io