Por Silvana Santos 19/08/2024
Vamos iniciar pelas origens ....
O fogo, de onde veio? Como surgiu? Você tem alguma ideia?
Quem vê, atualmente, as pessoas desfrutando do fogo ao acender um cigarro, uma vela, utilizando o fogão, ou até mesmo queimando uma área com vegetação pode não ter ideia de como ele surgiu e mudou sua forma de uso e de obtenção, ao longo dos anos.
Você vai conhecer agora as primeiras experiências com o fogo e como deu origem a várias formas de obtê-lo, como se desenvolveu e as consequências da sua descoberta. Os primeiros registros datam entre um e dois milhões de anos, na Era do Paleolítico.
Nesse período, os habitantes já moravam em cavernas, usavam roupas elaboradas com peles de animais e se comunicavam por meio de desenhos que, posteriormente, através desses desenhos, foram identificados a utilização do fogo (MUSITANO, 2020; SANTOS, 2020).
Após esse período, o Homo Erectus, um habitante com um raciocínio mais elevado, esteve presente por volta de 1,8 milhões e 300 mil anos atrás. Foram esses habitantes que observaram que ao friccionar duas pedras ou madeiras, ocasionaram o surgimento de faíscas, e que, ao encontrar material combustível, iniciava o fogo.
Com essa descoberta, não precisam ficar à mercê do acaso, como os habitantes da Era Paleolítica, que utilizavam o fogo para iluminação, cozimento dos alimentos e aquecimento apenas quando um raio caia ou quando acontecia um incêndio (MUSITANO, 2020; SOUSA, 2020).
Assim, o surgimento de fogueiras foi comprovado por Arqueólogos israelenses, que descobriram que por cerca de 790 mil anos foi produzida, às margens do rio Jordão, entre Israel e a Jordânia, a utilização de fogueiras, pelos primeiros habitantes.
Foram realizadas várias tentativas de produção da faísca com diferentes materiais e a construção de utensílios para conseguir produzir o fogo, sendo encontrado, muito tempo depois, os materiais adequados para sua produção (MUSITANO, 2020; DEZEMTUDO, 2020)
Dessa forma, o descobrimento de como produzir o fogo foi fundamental para o Período Neolítico, pois foi nesse período, que os habitantes deixaram de ser nômades, para se tornar sedentários, pois foi a partir da produção do fogo, que os homens se fixaram em um local iniciando a agricultura, a domesticação dos animais, o aumento populacional e, posteriormente, o início das civilizações (SANTOS, 2020).
Portanto, ao transcorrer da história, o homem conseguiu produzir, transportar e utilizar o fogo de diversas maneiras, como o uso de tochas, no cozimento dos alimentos, na agricultura, em recipientes de barro na fabricação de cerâmica, na aplicação em minérios para adquirir cobre e estanho e que combinados formam o bronze (3.000 a.c.) e no futuro conseguir o ferro (1000 a.c.), além da produção do fósforo, do isqueiro e de associar o fogo com outros instrumentos e desenvolver outras fontes de energia, sendo hoje, a principal fonte de energia utilizada por meio da produção de energia elétrica e do aquecimento (MUSITANO, 2020; DEZEMTUDO, 2020).
Todo esse conhecimento, a produção e a utilização do fogo de maneira produtiva através da sua descoberta, foi, e é muito importante para os seres humanos, pois foi através dela que se formou a civilização que temos hoje.
Porém, sua utilização vem ocasionando o aumento do efeito estufa, através das queimadas com a emissão do gás carbônico emitidos no ambiente, além de ser aplicado de forma errada na limpeza do solo antes do plantio, ocasionando o empobrecimento dos nutrientes no solo e problemas ambientais, portanto é fundamental sua substituição por outra fonte de energia menos prejudicial ao planeta (MUSITANO, 2020; GIROTTO, 2020).
Assim, o fogo foi a primeira fonte de energia descoberta e controlada pelo homem, mas será que esta foi a única fonte de energia natural que ele conseguiu dominar?
Após refletir e responder a pergunta e conhecer um pouco da história da evolução do fogo, venha conhecer, e se aprofundar nos estudos sobre ele, seus conceitos, componentes e como ele funciona nos próximos artigos.
MATERIAL COMPLEMENTAR
"Brigada 49"
Esse filme retrata o dia a dia dos bombeiros ao realizar seu trabalho, mas, principalmente, as dificuldades enfrentada por eles para conciliar a vida pessoal com o trabalho.
REFERÊNCIAS
DEZEMTUDO. O descobrimento do fogo. Disponível em: https://www.10emtudo.com.br/artigo/odescobrimento-dofogo/#:~:text=Estudos%20recentes%20dos%20povos%20primitivos,pedras%20ou%20peda%C3%A7os%20de%20madeira. Acesso em: 18 dez. 2020.
GIROTTO, M. L. A. F. O fogo ontem e hoje! Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/o-fogo-ontem-e-hoje/. Acesso em: 18 dez. 2020.
MUSIANO, M. O homem e o fogo. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1014&sid=9#:~:text=Entre%201%2C8%20milh%C3%B5es%20e,f%C3%A1cil%20combust%C3%A3o%2C%20pegaria%20fogo%20normalmente. Acesso em: 17 dez. 2020.
SANTOS, T. Pré-História. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/prehistoria. Acesso em: 18 dez. 2020.
SOUSA, R. G. Período Paleolítico. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/paleolitico.htm. Acesso em 18 dez. 2020.
Deus é fiel em todas as suas promessas.
Pr. André Fernandes
Veja também!
Veja também!
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...
Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.
Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com © systeme.io