Conceito de Incêndio

Por Silvana Santos 18/11/2024

Incêndio é todo fogo irregular, tanto o que simplesmente se manifesta, quanto o que ameaça destruir alguma coisa ou que não sendo impedido se propaga e envolve tudo quanto possa destruir. O seu aparecimento provoca riscos para os seres vivos, meio ambiente, as edificações e qualquer infraestrutura (CARVALHO et al., 2009).

A Dinâmica do Incêndio

É o comportamento do incêndio relacionado a sua propagação, pois surge e se desenvolve lenta ou repentinamente em função dos elementos que lhes dão causa (origem) e aumentam conforme a quantidade e a qualidade dos combustíveis e o ambiente onde se encontram. Seu progresso passará por diversas fases adquirindo novas características dependendo da qualidade, disposição, estado e quantidade dos combustíveis, projeto arquitetônico, o comportamento da fumaça e ainda de elementos extras concorrentes (ar, temperatura do ambiente e ventilação) (CARVALHO et al., 2009).

No campo da prevenção as proporções a que um sinistro (incêndio) pode atingir, poderão ser previstas e em grande parte diminuídas de maneira a impossibilitar a eventualidade dele alcançar o máximo das características de um grande incêndio (CARVALHO et al., 2009). Portanto, é de suma importância conhecer o processo de queima dos combustíveis e seu percurso de queima em um incêndio, as quais serão descritos a seguir.

Fases do Incêndio

São fases ou estágios bem definidos, com o objetivo de compreender melhor o desenvolvimento do incêndio e combatê-lo em diferentes níveis, com a utilização de estratégias e instrumentos adequados para cada etapa.

1ª Fase: Inicial / Ignição

O calor primário vai associando-se aos fatores normais e dá causa à combustão, porém o fogo permanece no objeto inicial e nas suas proximidades.

2ª Fase: Crescente / Propagação

Após a transição, o fogo iniciado passa a produzir gases e vapores com que se nutrem. A quantidade de chamas aumenta em um curto período de tempo e a de oxigênio diminui em cerca de 20%, porém a quantidade, a forma do material e tamanho do ambiente vai interferir na propagação do fogo. No final dessa fase, os combustíveis do local alcançam seu ponto de ignição deixando tudo em chamas.

3ª Fase: Desenvolvida / Combustão contínua

Essa fase pode ser chamada de queima livre ou estável, pois é o fogo propriamente dito, favorecido pela união dos fatores de que é resultante, excede os limites normais e transformam-se em incêndio. Nessa fase ocorre um aumento de temperatura, o acúmulo de gases e fumaças é intenso e a concentração do oxigênio fica em torno de 18%.

4ª Fase: Final / Redução

Conhecida como estágio de brasa ou decrescente, é quando o incêndio diminui uma boa quantidade de oxigênio e combustível presente no ambiente. Ocorre diminuição das chamas e a procura de oxigênio no ambiente em qualquer tipo de abertura. A taxa de oxigênio fica em torno de 16%, mas caso baixe para 15% ou menos, as chamas se apagarão e ficarão apenas as brasas.

A Fumaça

Fumaça nada mais é que uma mistura de gases, vapores, partículas sólidas e água conduzidas pelo ar. Era considerada apenas como um produto da combustão, hoje, após vários estudos, sabe-se que a fumaça além de ser tóxica e ter coloração opaca, é quente, móvel e inflamável (CARVALHO et al., 2009). Seu volume vai depender da proporção do incêndio e da quantidade de combustível a ser queimado.

A fumaça pode ser classificada:

a. Quanto sua característica:

De acordo com Accarini et al., (2006), Carvalho et al., (2009) e Andrade et al, (2016) a fumaça tem as seguintes características:


I. Pode queimar: alguns compostos da combustão provavelmente não queimem por completo devido à falta de oxigênio suficiente ou pouca fonte de calor. Porém, ao receber uma nova quantidade de oxigênio e de calor pode ocasionar uma explosão. E, se a fumaça estiver com calor suficiente, pode haver reignição sem necessidade de uma nova origem de calor.


II. Quente: devido a combustão liberar calor e transmiti-la para outros ambientes que ainda não foram atingidos, podendo provocar a queima dos materiais que estiverem próximos.


III. Opaca: provocado pela suspensão dos produtos produzidos pela fumaça, principalmente a fuligem.


IV. Móvel: porque é um material fluido e por isso, movimenta-se facilmente por qualquer local como fossos e dutos.


V. Inflamável: devido conter íons obtidos pela reação em cadeia que, ao reagir com o oxigênio, se transforma em um combustível gasoso.


VI. Tóxica: proveniente de seus produtos asfixiantes e irritantes

b. Quanto a sua coloração:

A observação da coloração da fumaça é importante para poder identificar qual tipo de material está sendo queimado e assim, utilizar de forma mais rápida e eficaz o tipo de extintor adequado para sua extinção. Segundo Santos (2020) a fumaça pode ser classificada como:

I. Branca ou cinza claro: indica que o material que está sendo queimado é o comum e está em fase inicial como exemplos temos, o papel, a madeira, o tecido, vegetação, etc., como indica a figura 1 que está queimando a vegetação de uma fazenda.

Figura 1:Coloração Branca

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/chamas-saindo-da-casa-em-chamas-na-vizinhanca-fumaca-emergindo-do-telhado-em-chamas-na-paisagem-da-cidade-vapores-perigosos-e-poluicao-da-explosao-saindo-do-predio-destruido_21614065.htm#fromView=image_search_similar&page=1&position=44&uuid=d41f3ab5-054c-44d9-9e51-4d5bf02483cb

II. Preta ou cinza escuro: são materiais que passam mais tempo para completar sua combustão, junto a altas temperaturas e sem oxigênio. Indica que o material que está queimando, geralmente, são derivados do petróleo como, graxas, pneus, plásticos, etc. como é o caso da figura 2.

Figura 2: Coloração Cinza escuro

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/bombeiros-controlam-incendio-em-santos-mas-combate-ao-fogo-continua-

2015-04-09.html

III. Vermelha, amarela, alaranjada ou roxa: são materiais com gases altamente tóxicos como os produtos químicos apresentado na figura 3. Exemplos: produtos de limpeza, radioativos, etc

Figura 3: Coloração Laranja

Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/fumaca-alaranjada-assusta-moradores-da-catalunha/

REFERÊNCIAS


ANDRADE, B. C.; FERRARI, L. K. G.; SILVA, E. G. N. Prevenção de Combate a Incêndio - Curso de Formação de Brigadistas Profissionais. Corpo de bombeiros militar do estado do Espírito Santo, 1ª ed. 2016, 200p.


CARVALHO, R. V. T. G. et al. Comportamento do Fogo - Manual Básico de Combate a Incêndio. Corpo de bombeiros militar do estado do Distrito Federal, 2ª ed. 2006, 162p.


SANTOS, A. Fumaça-Identifique o material em combustão pela cor da fumaça. Disponível em: https://storesolutions.com.br/alarme-de-incendio/fumaca-identifique-o-material-em-combustao pela-cor-da-fumaca/. Acesso em: 10 ago. 2020.


"Deposite sua confiança na pessoa certa, Jesus!"

Pr. André Fernandes

Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.


Me segue nas redes sociais para interagir comigo.

Um beijo!


Silvana Santos


POSTS RELACIONADOS

Acidente do Trabalho

Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....

O Surgimento da Psicologia do Trabalho

A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...

Sustentabilidade

O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...

Pontos de Combustibilidade

São pontos ou temperaturas de aquecimento, fundamentais para que o material combustível sólido, líquido ou gasoso entre em combustão...

Silvana Santos

Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.

Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.

Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.

+55-81-998377545

Notícias

Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.

Criado com © systeme.io