Por Silvana Santos 13/02/2024
Você já deve ter ouvido falar na NR 04, esta norma que é tão fundamental para o conhecimento da segurança do trabalho quanto para as empresas, ela trata da implementação e manutenção do SESMT que tem como objetivo promover a saúde e a proteção dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Mas, o que o SESMT faz na empresa, qual a sua função? Você saberia dizer? Dentre tantas responsabilidades o SESMT tem como função elaborar ou participar da elaboração do INVENTÁRIO DE RISCO, esse encontra-se na NR 01 e que compõe todos os riscos presentes na empresa.
Além desse dever o SESMT, também acompanha todo o desenvolvimento do modo de PREVENÇÃO e do PLANO DE AÇÃO que será implementado na empresa para evitar os acidentes e as doenças no ambiente de trabalho.
Deve ainda manter uma relação de interação com a CIPA (NR 5) e compartilhar informações com outro SESMT, pois com essa união conseguem melhorar ainda mais o ambiente e promover o bem estar entre os funcionários.
O SESMT ainda tem a autoridade de interromper qualquer atividade que possa apresentar condições e/ou situações de trabalho que apresente grave e iminente risco para a segurança ou a saúde dos trabalhadores e, ainda, adotar medidas que melhorem esse ambiente.
Sabe aquelas atividades promovidas pelas empresas como: outubro rosa, SIPAT, CAMPAT? Então, essas atividades são promovidas pelo SESMT, quando houver, porque nem toda empresa tem o SESMT, pois para isso, é necessário que a empresa tenha a quantidade de trabalhadores apresentados na NR 4, anexo II.
Como dizia, o SESMT promove atividades para orientar, informar e conscientizar os trabalhadores dos acidentes, doenças e tantos outros assuntos pertinentes ao trabalhador, tudo para manter um ambiente saudável e livre de perturbações.
Por isso, a importância dessa equipe que, como você pode ter percebido, é composto por profissionais habilitados da área de segurança do trabalho e que deve ter conhecimento da NR 01, NR 05 e também da NR 07, pois faz parte das suas atribuições acompanhar e participar das ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.
Assim, se você é da área ou pretende entrar na área de Segurança do Trabalho, essas três Normas Regulamentadoras são de extrema importância para o seu conhecimento e melhoria do ambiente de trabalho.
Como dito antes, o SESMT é composto por um grupo de profissionais habilitados da área de segurança do trabalho que estão à disposição da empresa para cuidar e melhorar a saúde dos trabalhadores. Você sabe quais são eles?
O SESMT é composto por cinco profissionais, são eles:
FIQUE ATENTO!!
Os integrantes do SESMT devem possuir formação e registro profissional e deve ser coordenado por um dos profissionais integrantes deste serviço;
Todo o recurso e meios para cumprir com as obrigações do SESMT devem ser custeados pela empresa.
O SESMT apresenta diferentes modalidades de acordo com o enquadramento da empresa estabelecida no Anexo 2 da NR 04. Essas modalidades são importantes para a realização do dimensionamento do SESMT da empresa, ou seja, para quantificar o número de cada profissional que atuará no SESMT.
Esse assunto será abordado na nossa segunda aula sobre a NR 4 “MODALIDADES DO SESMT”. Te encontro lá!
“O seu milagre é uma resposta de Deus a sua fé. Apenas continue!”
Pr. André Fernandes
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...
Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.
Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com © systeme.io