Por Silvana Santos 03/08/2024
As organizações têm tentado, através do psicólogo do trabalho, melhorar o bem-estar e cuidar da saúde mental dos trabalhadores, porém, é importante que o próprio indivíduo se conheça e tente encontrar, junto à organização ou conscientemente, a melhor solução para obter um ambiente de trabalho saudável.
Conhecimento e Percepção de Si mesmo e do Outro
Você sabia que o maior estímulo para trabalhar não é o dinheiro?
Pois é... Segundo pesquisas, o maior estímulo é a oportunidade de obter mais conhecimento, responsabilidade, de cooperar e de ser reconhecido pelas vitórias conquistadas. Mas, para uma pessoa desenvolver um bom trabalho é importante que ela conheça a si mesma, começando pelos seus pontos fortes, onde esses pontos serão trabalhados para melhorar seu desempenho e alcançar o sucesso.
Afinal, qual o sentido de conhecer a si mesmo, já pensou sobre isso?
A resposta é bem simples, apenas pelo fato de conhecer a verdade sobre quem você é, para poder promover a transformação pessoal, com os outros e com o mundo.
Esse conhecimento é o que chamamos de autoanálise, que significa, analisar a si mesmo em determinadas situações para uma melhor tomada de decisões. Como, por exemplo, o que você faria se alguém falasse mal de você dentro da empresa? Choraria? Gritaria? Enfrentaria o problema? Sozinho? Usaria a ética? São essas respostas que estão no interior humano, que a psicologia tenta entender e nada melhor do que a autoanálise para colaborar com esse entendimento. Observe no podcast abaixo como fazer essa autoanálise.
"Como fazer uma autoanálise e melhorar a si mesmo?"
Aqui você vai entender a importância de realizar uma autoanálise e as melhorias que essa atitude vai trazer para seus relacionamentos no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
Como você pode observar no podcast, à medida que o homem cresce, vai convivendo com os seres humanos ao seu redor e se constituindo como pessoa. São construídos o caráter, princípios, comportamentos, desejos, temperamento, valores morais, etc. Sendo esta, uma visão do convívio social sobre a construção do ser humano, onde as pessoas colaboram com o crescimento emocional e racional, onde é construído a personalidade (FILLOUX, 1966).
Essa personalidade apenas é conhecida por cada pessoa, porque cada indivíduo tem a consciência das experiências que aconteceram na sua vida, como as dificuldades, as limitações e também as qualidades. Assim, embasado nessa vivência, se tem uma noção de como se é, e que ao experimentar novas experiências, a personalidade pode ser modificada (BOHRER, 2013).
Mas, afinal o que é personalidade, você já ouviu falar?
Diante de muitas definições, a personalidade pode ser conceituada como algo único de cada indivíduo sendo construída por meio das experiências vividas que pode ser modificada com o passar dos anos a depender das novas experiências vivenciadas, ou seja, a personalidade é um sistema construído desde o nascimento, podendo ser modificado por meio das experiências e convivência com as pessoas, onde pode ser percebido através do comportamento (FILLOUX, 1966).
Também pode ser entendida como um conjunto de traços, isto é, está relacionado a estrutura mental que faz com que o indivíduo se comporte de determinada maneira, nos mais diferentes momentos (CATTELL,1965).
No entanto, a hereditariedade, é entendida como a transmissão de uma característica atribuída aos pais por meio da genética, o ambiente a qual o indivíduo se encontra e momentos impactantes, são fatores que influenciam na construção da personalidade, onde cerca de 50% da personalidade está atribuída a hereditariedade, entre 30 e 40% ao ambiente e entre 10 e 30% a situações marcantes durante a vida (LINHARES, 2018)
Diante dessas informações, a construção da personalidade está atrelada a um conjunto de
fatores biológicos, psicológicos e sociais, o que torna cada pessoa única, porém, cada fator atua em conjunto para, então, se apresentar os traços comportamentais (DULLIUS, 2018). Traços como motivação, estado de ânimo, rendimento no trabalho, manejo de conflitos, por exemplo, estão ligados a personalidade e, que influenciam no desenvolvimento e desempenho do trabalhador no ambiente de trabalho.
Dessa forma, a falta de sucesso na profissão não está relacionada a inteligência ou a falta
de competência, mas sim ao perfil da personalidade e inteligência emocional de cada pessoa, sendo importante, nesse sentido, uma adaptação pessoa-trabalho. Por exemplo, se um profissional tem que ministrar treinamentos aos trabalhadores de uma empresa, mas não possui autoestima e nem motivação, ela irá sentir suas atividades e seu trabalho como uma obrigação e um peso. Dia após dia, esse trabalhador estará cansado, estressado e até mesmo desenvolvendo um quadro depressivo (LINHARES, 2018).
Hoje, sabe-se que esses fatores colaboram para a prática de atos inseguros e que está
relacionado diretamente com a ocorrência de acidentes de trabalho. Dessa forma, a personalidade influencia no estado de saúde da mesma maneira como exerce com o comportamento, e sua atuação pode ser favorável ou desfavorável para o profissional (LINHARES, 2018).
MATERIAL COMPLEMENTAR
Livros
Gerenciando a si mesmo
Este livro vai te ajudar a melhorar as suas ações, fazer você refletir e equilibrar sobre seu trabalho, família e entender os seus valores.
Um dos melhores livros que já li. Recomendo muito!
Seja líder de si mesmo: O maior desafio do ser humano
Esse livro é de rápida leitura e apresenta muitos ensinamentos sobre como melhorar a si mesmo. Super recomendo!
Proteja sua emoção: Aprenda a ter a mente livre e saudável
Esse livro é muito importante para quem sofre com ansiedade, pois apresenta várias maneiras de controlar o que sentimos e como desenvolver a empatia e a tolerância.
Vídeo
Assista o vídeo "Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho", com a Dra.ª Laura Pedrosa. Uma conversa que transmite muito conhecimento sobre as doenças mentais.
REFERÊNCIAS
CATTELL, R. B. (1965). The scientific analysis of personality. Baltimore: Penguin.
DULLIUS, A. Como formamos nossa personalidade? Disponível em: https://www.univates.br/noticia/24577-como-formamos-nossa-personalidade. Acesso em: 04 de outubro de 2021.
FILLOUX, J. C. A Personalidade. São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1966.
LINHARES, C. Como a sua personalidade pode impactar seu trabalho. Disponível em:
https://www.viddia.com.br/personalidade-pode-impactar-seu-trabalho/. Acesso em: 04 de outubro
de 2021.
"O justo viverá pela fé (Heb. 10:11). Significa viver algo que ainda não existe, é profetizar um caminho que não existe, mas crendo que vai existir"
Pr. André Fernandes
Veja também!
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...
Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.
Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com © systeme.io