
Por Silvana Santos 05/11/2025
Qual a relação das doenças mentais e o trabalho?
A relação entre o trabalho e o adoecimento do trabalhador tem sido alvo de grande discussão, sendo considerado um assunto muito complexo, por se tratar de causas diferentes e envolver a história de vida e de trabalho de cada profissional. Mas, para que haja a comprovação de que ocorreu efetivamente o dano ocasionado por alguma influência, de forma voluntária, por falta de cuidado ou rresponsabilidade daquele que provocou o dano, é importante o relato detalhado das condições de trabalho, quanto ao local, a instituição e se o trabalho está ligado ao processo de adoecimento (GLINA et al. 2001).
Dessa forma, a investigação entre o nexo causal da atividade e da enfermidade deve conter uma investigação técnica, através de entrevistas, avaliações psicológicas, questionários, investigação das circunstâncias do trabalho e buscas de informações sobre o Perfil Epidemiológico do Trabalhador (PET) (CARLOTTO, 2010).
Para isso, existe algumas etapas para conduzir a investigação da identificação das
possíveis causas das doenças, são elas:
1. Procurar comprovação epidemiológica para encontrar provável origem do problema;
2. Verificar no local de trabalho problemas ergonômicos e elaborar estudos reais da atividade do trabalhador;
3. Buscar detalhadamente sobre o histórico de vida do profissional e observar se existe alguma relação com a doença apresentada por ele;
4. Solicitar exames médicos e psicológicos a fim de complementar as informações apresentadas, além de informações junto a instituição da classe do trabalhador;
5. Indicar pessoas que entendam de forma clara e precisa a ligação entre a vivência do trabalhador e o processo de adoecimento, especialmente no decorrer da segunda a terceira etapa apresentada acima.
No entanto, infelizmente, mesmo com todos esses cuidados, muitos trabalhadores escondem que estão passando por algum tipo de sofrimento, impedindo o diagnóstico correto da enfermidade e de encaminhá-lo para tratamento adequado, além disso, estabelecer o nexo causal entre o trabalhador e a atividade é importante para deixar essas informações registradas e, também, promover a vigilância desse profissional quanto a preservação e controle das enfermidades (JACQUES, 2007).
Podemos dizer que um dos objetivos da saúde do trabalhador é tentar preservar o lado humano do trabalho e seu poder de proteção contra danos aos colaboradores, como perturbação, desconforto, estresse, que vai muito além de acidentes e doenças do trabalho. Assim, quando a investigação vai além das condições biológicas e envolve causas psicológicas e sociais a psicologia fica mais perto das dificuldades da saúde do trabalhador (SATO, LACAZ, BERNARDO, 2006).
MATERIAIS COMPLEMENTARES

O filme “O Operário” conta a história de um homem que trabalha em uma fábrica operando máquinas. O problema é que ele não dorme há um ano, o que tem causado sérios problemas mentais e físicos. Com sinais de paranoia, ele passa a acreditar que os colegas de trabalho estão conspirando para afastá-lo do emprego, especialmente após um acidente que resultou na amputação do braço de um funcionário.
O filme nos mostra os efeitos devastadores da exaustão e do remorso sobre a mente, algo comum em trabalhadores sob forte pressão.

O filme “Um Dia de Fúria” conta a história de um policial em seu último dia de trabalho, durante uma missão para deter um homem emocionalmente perturbado após perder o emprego.
Essa história mostra como a pressão e a perda de propósito profissional podem levar ao esgotamento e à violência emocional.
REFERÊNCIAS
CARLOTTO, M. S. O papel do psicólogo frente ao adoecimento e sofrimento ocupacional. Pessoas e Sintomas, v. 11, p. 49-54, 2010.
GLINA, D. M. R.; ROCHA, L. E.; BATISTA, M. L.; MENDONÇA, M. G. V. Saúde mental e trabalho: uma reflexão sobre o nexo com o trabalho e o diagnóstico, com base na prática. Caderno Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 607-616, 2001.
JACQUES, M. G. O nexo causal em saúde/doença mental no trabalho: uma demanda para a psicologia. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. especial, p. 112-119, 2007.
SATO, L.; LACAZ, F. A. C.; BERNARDO, M. H. Psicologia e saúde do trabalhador: práticas e investigações na Saúde Pública de São Paulo. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 3, p. 281-288, 2006
Milagre não acontece porque alguém mereceu. Milagre acontece porque alguém não desistiu!
Pr. André Fernandes
Veja também!
Veja também!
Gostou do conteúdo? Fique sabendo de mais novidades! É só assinar a nossa newsletter, para receber todos os conteúdos.
Me segue nas redes sociais para interagir comigo.
Um beijo!
Silvana Santos
POSTS RELACIONADOS
Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou ....
O Surgimento da Psicologia do Trabalho
A psicologia do trabalho é uma ciência que estuda o comportamento humano dentro das corporações e é vista como a esperança de resolver todos os problemas pessoais e organizacionais do ambiente de trabalho...
Sustentabilidade
O técnico em segurança do trabalho é a função de garantir a segurança do trabalho através da adoção de medidas...

Silvana Santos
Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.
Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.

Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.
+55-81-998377545
Notícias
Inscreva-se agora para receber atualizações diárias.
Criado com ©systeme.io