O Indivíduo e o Ambiente de Trabalho - As Relações Humanas no Trabalho

Por Silvana Santos 14/08/2024

As Relações Humanas no Trabalho

As relações humanas dentro do ambiente de trabalho ocorrem de maneira natural e frequente, por meio do convívio entre as pessoas. Essa convivência é importante para criar um ambiente de trabalho produtivo e em harmonia, uma vez que desenvolve a compreensão, o trabalho em equipe e o entendimento da importância da contribuição das atividades de cada colaborador.

Quando essas relações se apresentam de forma eficiente evitam vários problemas como, a desmotivação, o estresse e o aumento de batalhas internas, o que pode levar a ocorrência de acidentes de trabalho. Uma empresa que apresenta trabalhadores com essas características mostra que é desorganizada e com pouco desenvolvimento.

No entanto, uma empresa organizada e bem desenvolvida preza pelas relações humanas no trabalho e visa e proporciona um ambiente adequado de trabalho como, o respeito aos colegas e superiores, ambiente sem fofocas, pessoas pacientes, colaboradores parceiros e colaborativos em ideias e sugestões que contribuam com a empresa sem ataques pessoais.

Dessa forma, entende-se que para alcançar boas relações de trabalho é necessário vinculá-la ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho adequado e positivo, com condições que

favoreçam a realização das atividades.

Pesquisas realizadas identificaram algumas atitudes negativas que estão relacionadas às relações humanas no trabalho, as principais são:

  • Falta de empatia: a empatia consiste em se colocar no lugar do outro com o objetivo de tentar entender o que a outra pessoa está sentindo, através das emoções e pensamentos apresentados por ela. Possuir essa característica possibilita a ajuda mútua e está interligada ao altruísmo, ou seja, uma pessoa que se doa ao outro sem desejar algo em troca, é uma ajuda natural e desinteressada (VIEIRA, 2017). Além disso, promove um ambiente de trabalho satisfatório, melhora as relações, ajuda na produtividade, eleva a motivação para o trabalho, aumenta a imagem da empresa e contribui para manter uma boa saúde mental dos colaboradores (AGOSTINI, 2020). Já a falta de empatia proporciona baixo desempenho, baixa produtividade, falta de lealdade e engajamento, relacionamento difícil com os gestores e outros colaboradores, tornando um ambiente difícil de se trabalhar (AGOSTINI, 2020). Como estratégia a empresa pode realizar uma pesquisa de clima organizacional com cada trabalhador, o que vai esclarecer as expectativas e insatisfações encontradas no ambiente de trabalho; reuniões informais; dinâmicas de grupo; ter uma comunicação aberta e efetiva com os colaboradores; evitar suposições sobre o comportamento dos profissionais; reconhecimento sincero do esforço do trabalhador e mostrar interesse pelas necessidades do grupo são algumas atitudes que podem melhorar a empatia, relacionamento entre os profissionais e melhorar o desempenho das suas atividades (AGOSTINI, 2020).


  • Desrespeito: respeito é tratar os indivíduos de forma atenciosa e com consideração, ao contrário, o desrespeito é a falta de consideração pelo outro, visto que, não há interesse nos sentimentos alheios e tem como objetivo a humilhação e o julgamento (BATISTA, 2020).


"Desrespeito no Ambiente de Trabalho"


Esse comportamento pode trazer muitos prejuízos para o profissional e para a empresa, além de causar desconforto para todos.

Aqui você vai entender um pouco mais sobre esse comportamento.


CLIQUE AQUI PARA OUVIR

  • Arbitrariedade: está relacionada ao abuso de poder, de autoridade, ou seja, no trabalho, a arbitrariedade pode ser entendida como a falta de critérios, objetivos para determinado tratamento, como, por exemplo, superiores que promovem as pessoas que têm mais afinidade ou que repreende apenas as que ele não gosta. Essas atitudes tornam um ambiente com trabalhadores desvalorizados proporcionando desmotivação e falta de comprometimento com o trabalho.


  • Alta competitividade: a competitividade é algo muito discutido porque beneficia a empresa, visto que ela aumenta a produtividade e o crescimento da empresa, mas prejudica os trabalhadores, por que o excesso de competitividade produz um resultado negativo nas equipes de trabalho, fazendo com que aumente a insegurança e diminua a autoestima. Além disso, colabora com o surgimento de grosseria e do desrespeito entre os colegas em nome de um maior reconhecimento, assim, aumentando os conflitos internos, o estresse, o individualismo, sabotagem entre colegas, inveja, sofrimento, a insatisfação e, consequentemente, maior número de demissões.

Aí você pergunta: mas a empresa não pode promover a competitividade?


A resposta é sim! Pode, porém, deve ser supervisionada e planejada para que não haja excessos.

Todas as ações de como promover as relações humanas e o bem-estar no ambiente do trabalho devem ser organizadas pelo setor de Recursos Humanos (RH) e os líderes da empresa, portanto, o técnico em segurança do trabalho tem como papel principal na observação do comportamento, caso esteja em constante contato com esses trabalhadores, promover treinamentos, eventos internos e campanhas de conscientização.

MATERIAL COMPLEMENTAR

Livros

Princípios Básicos de Análise do Comportamento


Esse livro é bastante prático, de fácil leitura e ensina sobre as análises básicas de comportamento das pessoas.


Veja aqui

O que todo corpo fala: Um ex-agente do FBI ensina como decodificar a linguagem corporal e ler as pessoas.


Esse livro aborda sobre como identificar o comportamento humano, verbais e não verbais. E entender o que eles significam.


Veja aqui

Apostila

Neste material você vai encontrar um material completo para estudar sobre as Relações Humanas no Trabalho.


REFERÊNCIAS


AGOSTINI, B. O. Como garantir a empatia no trabalho entre os colaboradores? Disponível em: https://blog.ahgora.com/empatia-no-trabalho/. Acesso em: 12 de nov. de 2021.


BATISTA, V. L. Respeito no ambiente de trabalho. Disponível em: https://worksistemas.net.br/post/22/respeito-no-ambiente-de-trabalho. Acesso em: 12 de nov. de

2021.


VIEIRA, P. O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo. São Paulo – SP: Editora Gente. 2017.

"A direção dos seus passos define o seu caminho"

Pr. André Fernandes

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Um beijo!


Silvana Santos


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Silvana Santos

Mestra em Ciências Florestais e graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UPE e Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFPE.

Especializada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFPE, especialista em Linguagens suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho na UFPI.

Aumentar o nível de qualidade dos profissionais de segurança do trabalho e promover o bem-estar aos trabalhadores é fundamental em todos os ambientes de trabalho.

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